quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DICAS PARA WINDOWS VISTA


Faça as alterações com cautela, por sua conta e risco.
  1. Adicione mais memória. A maneira mais simples de melhorar o desempenho do seu computador é adicionando mais memória RAM – 1 GB é o mínimo recomendado, mas quanto mais o seu sistema suportar ou quanto mais você puder pagar, mais memória é sempre bem-vinda.
  2. Use o seu Pen Drive USB. Se você tem um Pen Drive com no mínimo de 256 MB de espaço livre, saiba que é possível utilizá-lo para dar uma ajudinha ao PC. Plugue-o em uma entrada USB 2.0 e quando for reconhecido pelo computador selecione "Speed up my system".
  3. Configure o ReadyBoost. Se a opção anterior não funcionar, abra o "Meu Computador", clique com o botão direito no ícone do dispositivo USB conectado, seleccione Propriedades, clique na aba ReadyBoost e active a opção manualmente.
  4. Escolhendo um Pen Drive. Se você pretende comprar um Pen Drive especificamente para usar como dispositivo ReadyBoost, opte por um modelo com tempos de leitura e gravação rápidos. Assim, os resultados obtidos serão mais satisfatórios. DICA EXTRA: Se o seu Windows não suporta Ready Boost (se for Windows XP por exemplo) há um programa chamado eBoostr que funciona como uma solução alternativa ao Ready Boost, estou a usar o programa num Windows XP e alguns programas (como Microsoft Word) ficam de facto mais rápidos, sobretudo no arranque).
  5. Faça um overclock na sua placa de vídeo. Você pode configurar sua placa de vídeo para arrancar um pouco mais de frames por segundo enquanto está jogando. Use ferramentas como PowerStrip ou ATITool para otimizar a exibição de imagens, mas fique atento com essa dica porque você pode "estressar" sua placa de vídeo e reduzir o seu tempo de vida útil, ou ainda causar danos a ela. Portanto, pense cuidadosamente antes de fazer isso e lembre-se: o risco é todo seu.
  6. Faça um upgrade nos seus drivers. Certos updates de drivers – particularmente para placas de vídeo e chipsets - podem melhorar suas performances. Cheque os sites dos fabricantes do seu PC, da sua placa-mãe ou da sua placa de vídeo para ver se existem drivers novos ou use programas que procuram por updates online e os descarregam automaticamente e ainda fazem backup dos antigos (normalmente são programas pagos).
  7. Torne os drivers externos mais rápidos. Você fica decepcionado com a baixa velocidade dos dispositivos externos USB e Firewire, quando comparados ao drive interno? Não se preocupe mais: e-sata é um novo padrão que oferece performance de drive interno para os externos. Você precisará de um acesso para uma porta e-sata – alguns computadores modernos já vêm com ele, mas em muitos casos será preciso comprar uma placa plug-in (PCI ou PCI-Express) com o seu drive.
  8. Veja o desempenho do seu computador. O seu Windows Experience Index basicamente informa o quanto seu computador é capaz de rodar o Windows Vista, o que te dá uma boa ideia do que é preciso melhorar para obter um melhor desempenho. Clique em Iniciar, Painel de Controle, seleccione Sistema e Manutenção e clique em Informações e Ferramentas de Desempenho. Use os links à esquerda em conjunto com as nossas dicas para melhorar seu computador.
  9. Torne sua rede mais rápida. Conexões sem fio são mais lerdas que as conexões via cabo, portanto, não faça o seu computador ficar sem fio, a menos que você precise. Procure por equipamentos com padrão 802.11n para melhor alcance e performance – lembre-se, quanto mais distante estiver do ponto de acesso, mais lerda sua conexão será, então para transferir arquivos grandes de um PC para outro tente colocá-los o mais perto possível dele, ou até mesmo plugá-lo ao roteador para obter a máxima velocidade de transferência.
  10. Expanda o Paging File. O Paging File é uma espécie de extensão da memória do seu PC. Se você tem um segundo disco rígido interno ou um drive de conexão eSATA é possível configurar o Vista para utilizá-los como paging file. Veja como:
    • Acesse as Configurações de Memória Virtual. Abra o Propriedades do Sistema e clique em configurações avançadas. Seleccione as configurações no campo Performance, clique na tab Avançado e aperte o botão Alterar.
    • Configure Novo Paging File. Na janela que foi aberta, desmarque a opção que mantinha automática a configuração do tamanho do paging file para todos os drivers. Procure na sua lista de drivers e seleccione a divisão menos utilizada do seu segundo drive. Seleccione a opção para o sistema controlar o tamanho e clique para configurar.
    • Reinicie e Veja. Clique OK três vezes e quando estiver pronto reinicie o PC. Uma vez reiniciado, volte às telas anteriores e verifique se tanto o drive C quanto o novo drive estão configurados para o paging file.
  11. Distribua os arquivos rapidamente. Quer mandar os arquivos perdidos directamente às suas respectivas pastas? Faça o download grátis do Magic Folder Gadget – ele vai criar uma pasta virtual para a qual você poderá enviar os arquivos. É possível colocá-los em uma única pasta, ou configurar o programa para enviar determinados tipos de arquivos para uma pasta específica.
  12. Personalize o menu Iniciar. Clique com o botão direito no menu Iniciar e vá em Propriedades. Seleccione Personalizar e você poderá deixá-lo de acordo com as suas preferências, podendo, por exemplo, colocar os programas que você mais usa em um "menu de acesso rápido".
  13. Atalho para qualquer ferramenta do Painel de Controle. Se você usa frequentemente a janela Painel de Controle, por que não criar um atalho para as suas ferramentas? Você poderá colocá-lo em qualquer lugar, até mesmo no menu Iniciar. Como fazer isso? Veja só:
    • Criar atalho. Abra o Painel de Controle e mude-o para a versão clássica (Iniciar, Painel de Controle, Aparência e Personalização, Barra de Tarefas e Menu Iniciar, clique na guia Menu Iniciar ? clique em Menu Iniciar Clássico, aperte OK. Clique com o botão direito no Painel de Controle que deseja criar o atalho e seleccione Criar Atalho
    • Posicione o atalho. Um novo atalho aparecerá na sua área de trabalho – você pode arrastá-lo até a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido ou até ao menu Iniciar para ter acesso fácil ao Painel de Controle escolhido.
  14. Use a tecla Windows. O seu teclado tem uma tecla do Windows (situada entre o Ctrl e o Alt) e você acha que ela só serve para acessar o menu Iniciar? Saiba, então, que ela faz muito mais do que isso. Apertando a tecla windows + uma determinada letra é possível acessar atalhos em seu computador. Por exemplo: tecla do windows + M, minimiza todas as janelas abertas; tecla do windows + F, procurar um arquivo ou pasta; tecla do windows + R, abre a caixa de diálogo Executar. Você também pode apertar a tecla do windows + um número entre o 1 e o 0 para acessar um dos dez primeiros programas da barra de ferramentas de Acesso Rápido. Para conhecer outros atalhos acesse o site da Microsoft.
  15. Programe atalhos no seu teclado. Muitos teclados modernos já vêm com teclas extras que você pode configurar como atalhos para acessar programas ou outras partes do computador. Abra o Painel de Controle e clique no ícone do Teclado. Procure pela guia que permite você colocar uma certa função para uma determinada tecla – se não encontrar essa opção, faça o download de drivers ou softwares a partir do site do fabricante do teclado.

  16. Crie os seus próprios atalhos. Você pode configurar atalhos de teclado para qualquer programa que desejar. Clique com o botão direito no atalho do programa escolhido e seleccione Propriedades. Depois vá em Propriedades do Atalho, Atalho, Tecla de atalho. Aí é só pressionar a tecla que deseja para o atalho e ela será combinada com as teclas Ctrl + Alt, já que atalhos de teclado sempre começam automaticamente com Ctrl + Alt. Para utilizar o atalho criado aperte Ctrl + Alt + tecla escolhida.

  17. Utilize a caixa de diálogo Executar. Pressionando a tecla do windows + R você abrirá a caixa de diálogo Executar. A partir dela, é possível digitar endereços da web, nomes de pastas ou dos principais programas e acessá-los rapidamente, sem utilizar o menu Iniciar.

  18. Use a Barra de endereços. A Barra de endereços tem a mesma função que a caixa de diálogo Executar, mas você pode tê-la permanentemente em sua barra de tarefas (que fica situada na parte inferior da tela). Para ter acesso a ela, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione Barra de ferramentas, Endereço.

  19. Encontre um arquivo mais rapidamente. Se você abrir uma pasta cheia de arquivos, poupe tempo digitando as primeiras letras do nome do arquivo que você procura – será mais fácil encontrá-lo.

  20. Utilize a pasta SendTo. Abra a caixa de diálogo Executar e digite%APPDATA%\Microsoft\Windows\SendTo para abrir a pasta SendTo. Arraste algum atalho de programa para dentro dessa pasta (segure o Ctrl enquanto estiver fazendo isso, para assegurar que você está copiando, e não movendo) e ele ficará disponível na opção "Enviar para", que aparece quando se clica com o botão direito em cima de um arquivo. Essa função é óptima se você, por exemplo, tiver diferentes programas de edição de imagens e quiser abrir um arquivo em qualquer um deles, como opção ao programa padrão.

  21. Dê prioridades aos seus programas. É possível dar certas prioridades aos programas utilizados no seu computador, o que pode melhorar a performance de aplicativos que exigem bastante do processador, como as ferramentas multimédia (Windows Media Player, por exemplo) ou jogos. Por padrão, todos os programas estão no nível Normal, mas é possível aumentar para Acima do Normal e Alta. Para fazer isso, clique com o botão direito na Barra de Tarefas e seleccione Gerenciador de Tarefas. Localize o programa na janela que abrir, clique com o botão direito em dele em seleccione "Ir para processo". Depois clique com o botão direito no arquivo seleccionado, na guia "Processos", e escolha a prioridade. Não escolha a opção Tempo Real porque você dará ao programa uma prioridade abaixo que a do próprio Windows Vista, e talvez seu sistema fique lerdo.

  22. Rode o programa sempre com a prioridade diferente. Você pode configurar um atalho para que ele abra o programa sempre na prioridade escolhida. Troque a prioridade para Acima do Normal ou Alta. Veja como:

    • Configure o comando do atalho. Clique com o botão direito no atalho e selecione Propriedades. Na caixa Destino, antes do que já está escrito, digite o seguinte: cmd.exe /c start "" /high.
    • Troque o ícone do programa.
    • Clique em Aplicar. O ícone do programa irá mudar para um prompt de comando, então clique em Alterar ícone, seguido de Procurar. Encontre o programa que o ícone originalmente abria e clique Abrir. Você verá o ícone do programa aparecer. Seleccione ele e clique OK duas vezes para terminar.
  23. Escolha uma prioridade mais baixa. Não coloque muitos programas nos níveis de prioridade mais elevados. Ao contrário, procure alguns programas secundários e baixe suas prioridades para o níveis Abaixo do Normal e Baixo, assim eles não exigirão muito do tempo de processamento, ajudando a melhorar o desempenho de outros aplicativos.
  24. Tenha rapidamente os usos administrativos. Pressione a tecla do windows para acessar o menu Iniciar e digite o programa que você está procurando. Pressione Ctrl + Shift + Enter, seguido de Alt + C e você abrirá o programa com todos os direitos de uso administrativo sem sequer dar um clique.
  25. Desactive os avisos de segurança. A versão grátis e básica do Tweak VI contém algumas praticidades que podem deixar o seu PC mais rápido. Se você quiser, durante a instalação do programa é possível desactivar o controle das contas dos usuários, removendo a caixa de diálogo de confirmação quando se acessa ferramentas de níveis administrativos. Mas lembre-se que você está comprometendo a segurança do computador por conveniência, então desactive esta opção com cuidado.
  26. Otimize o Superfetch. A funcionalidade Superfetch do Windows Vista faz com que as aplicações e os ficheiros carreguem de modo mais rápido. O Tweak VI tem uma secção dedicada a esvaziar o conteúdo ("flush") dos logs para optimizar o desempenho. Para acessar essa função, seleccione System Information and Tweak, Hard drive information, e mude para a guia “Prefetcher and SuperFetch optimization”. Clique no botão Reset the Prefetcher.
  27. Use mais o Tweak VI. Explore as outras áreas do Tweak VI e veja o que você pode encontrar – tem uma secção para melhorar a performance baseada no processador, além de outras dicas e "tweaks". Não esqueça de fazer pontos de restauração antes de começar a mexer no programa, caso alguma coisa dê errada.
  28. Desfragmente o disco rígido. Desfragmentar o disco rígido basicamente reagrupa os arquivos que estavam fragmentados, tornando o PC mais rápido. Ao contrário das versões anteriores do Windows, o Windows Vista realiza a desfragmentação automaticamente, uma vez por semana. No entanto, você pode programá-la para ser feita manualmente, diariamente ou uma vez por mês. Para acessar o Desfragmentador de Disco, faça o seguinte: Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Desfragmentador de Disco.
  29. Desactive a desfragmentação automática. O seu PC fica um pouco mais lerdo quando a desfragmentação está sendo realizada, então você pode preferir fazê-la manualmente. Desactive o agendamento, clicando em Alterar Agendamento, no menu do Desfragmentador de Disco. De preferência, faça a desfragmentação em um momento que você não precisa usar o computador, para não interferir no seu trabalho.
  30. Dê uma força ao disco rígido. Muitos computadores vêm equipados com disco rígido SATA, superior ao padrão antigo IDE. Se o seu laptop ou computador conectado a um dispositivo UPS (Uninterruptible Power Supply), você pode acelerar o desempenho mexendo em suas configurações avançadas. Clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Gerenciador de Dispositivos, abra a seção de drivers de disco, clique com o botão direito no disco rígido, escolha Propriedades > guia Policies (a segunda da esquerda para a direita). Seleccione a caixa para activar performance avançada e clique OK.
  31. Acesse qualquer CD ou DVD instantaneamente. Uma maneira prática de ter acesso aos seus CDs e DVDs, sem ter de ficar trocando eles no drive de leitura, é armazená-los como Imagem ISO. Este formato faz uma cópia exacta dos dados contidos nos discos, e permite que você os acesse rapidamente, sem a necessidade de sua mídia original. Para acessar os arquivos ISO, é preciso configurar um CD ou DVD virtual – sugerimos a utilização do programa Daemon Tools.
  32. Crie arquivos ISO. É possível converter um CD ou DVD para o formato ISO e armazená-lo no disco rígido. Para tanto, use o programa LCISO Creator. Depois de instalá-lo, acesso o menu, selecione o disco e clique em Create ISO.
  33. Monitore as demandas do sistema. Clique com o botão direito na barra de tarefas e seleccione o Gerenciador de Tarefas. Vá na guia Desempenho para ver quais são as demandas em andamento no seu processador e memória. Mude para a guia Processos e clique na guia CPU para ver o que está usando recursos do sistema.
  34. Remova os programas que você não utiliza. Quanto mais programas você tiver instalado no seu computador, mais lerdo ele ficará. Os aplicativos que não estão sendo usados ocupam espaço no disco rígido e geram clutter (dados inúteis que sobrecarregam o registro do sistema). Vá em Iniciar, Painel de Controle, Programas, Programas e Recursos. Seleccione o programa e clique em Desinstalar.
  35. Remova os programas que você não utiliza (arranque)
    Todo programa que abre assim que o Windows se inicia consome recursos e aumenta o tempo para que a inicialização seja concluída. Alguns programas – como as ferramentas de segurança – são essenciais, mas outros não. Descubra os aplicativos que carregam no início com o aplicativo AutoRuns, que você pode fazer o download no site Microsoft TechNet. Aprenda a mexer nesse programa:
    • Extraia os arquivos da pasta zipada. Depois de fazer o download do programa, clique duas vezes na pasta e seleccione Extrair todos os arquivos. Escolha um local para salvar os arquivos e clique Extrair. Uma vez feito isso, clique duas vezes no arquivo autoruns.exe para iniciar o programa.
    • Guia Logon. Uma janela com várias guias vai ser aberta. Mude para a guia Logon e desmarque os aplicativos que você acha seguro desactivar – você pode clicar com o botão direito sobre o programa e seleccionar Search Online para saber mais sobre determinado programa.
    • Delete alguns programas permanentemente. Uma vez que você tenha certeza de que determinado aplicativo não é importante, é possível optar por excluí-lo definitivamente, clicando com o botão direito sobre ele e seleccionando Delete. Aperte Yes quando tiver finalizado.
  36. Desabilite a descoberta de rede de impressora. Se você está conectado a uma rede, mas não compartilha impressora, acelere um pouco as coisas desabilitando a descoberta de rede de impressora. Clique Iniciar > Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento. Seleccione o compartilhamento de impressora, desactive a opção e clique em Aplicar.
  37. Acelere as buscas pelo menu Iniciar. Clique com o botão direito no menu Iniciar, escolha Propriedades ? Personalizar. Desmarque as opções de busca dos favoritos e histórico, e a referente às buscas em programas comunicativos (e-mails e programas de mensagens instantâneas). Na busca por arquivos, seleccione Não procurar por arquivos, para restringir a busca apenas ao menu Iniciar.
  38. Melhore o desempenho das buscas indexadas. A pesquisa por índices significa uma busca bem mais rápida, mas tem impacto no desempenho diário do computador. Exclua os itens indesejáveis inseridos na busca indexada para melhorar a sua performance. Clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Opções de Indexação ? Modificar. Na lista "Alterar locais seleccionados" desmarque a caixa de selecção de um determinado local para não indexá-lo.
  39. Opções avançadas de indexação. Ainda em Opções de Indexação, clique no botão Avançadas para abrir uma nova janela que permite modificar mais configurações. Na guia Tipos de Arquivo, é possível adicionar ou remover certos formatos de arquivo da pesquisa indexada. Considere remover os arquivos executáveis e outros tipos que você não deseja buscar. Se você tiver um tipo de arquivo incomum e quiser adicioná-lo no índice, seleccione "Adicionar nova extensão" (na mesma guia Tipos de Arquivo) e clique em Somente Propriedades do Índice.
  40. Desactive a busca indexada. Para a maioria dos usuários, o impacto mínimo no desempenho do PC, gerado pela busca indexada, é aceitável. Mas se você não tem um equipamento muito potente, é possível desactivar essa opção. Clique em Iniciar, Meu Computador, clique com o botão direito no seu drive e seleccione Propriedades. Desmarque a opção "Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo".
  41. Optimize o Registro do Windows. Faça o download grátis e instale o programa Free Registry Defrag a partir do site registry-clean.net. Abra o aplicativo e clique em Analyze Registry para fazer uma análise do Registro. Espere até que os resultados apareçam e clique em Compact/Defrag Registry para recuperar espaços desperdiçados e desfragmentar os arquivos, melhorando assim o desempenho do seu computador.
  42. Remova os efeitos visuais. Remova alguns dos efeitos visuais do Windows Vista para dar uma turbinada no seu PC. Vá em Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e seleccione Propriedades. Clique nas configurações avançadas e seleccione Configurar, na secção Desempenho. Na guia Efeitos Visuais seleccione para ajustar para ter melhor desempenho, desactivando todos os efeitos, ou seleccione Personalizar para desabilitar individualmente os efeitos. Clique OK duas vezes para efectivar as mudanças.
  43. Desactive os efeitos transparentes. O Windows Aero tem um efeito de vidro transparente com animações que consome um grande número de recursos. Você pode desactivá-lo clicando com o botão direito no seu desktop e seleccionando Personalizar. Clique em cores das janelas, seguido de Aparência e desmarque a caixa de selecção Activar Transparência antes de clicar em OK.
  44. Desactive a Restauração do Sistema. A Restauração do Sistema é útil para recuperar seu sistema quando encontrar algum problema, mas na medida em que ele cria Pontos de Restauração e monitora o seu sistema o espaço do seu computador é ocupado e o desempenho do processador é prejudicado. Se você pode viver sem esse recurso de segurança, desactive-o. Vá em Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e seleccione Propriedades. Escolha Protecção do Sistema, desmarque a caixa de selecção perto do drive e clique para desactivar a Restauração do Sistema.
  45. Desabilite o Controle de Conta de Usuário. O Controle de Conta de Usuário cria um sistema de segurança que impede que se façam modificações do sistema sem que você as confirme. Usuários mais avançados capazes de lidar com os riscos de segurança podem desactivar esse recurso para acelerar o desempenho do computador quando rodar determinadas ferramentas. Para desactivar o Controle de Conta de Usuário, faça o seguinte: Iniciar, Painel de Controle, Contas de Usuário e Segurança Familiar, Contas de Usuário, Activar ou desactivar o Controle de Conta de Usuário. Desmarque a caixa de selecção do Usar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o seu computador. Clique OK. O Controle de Conta do Usuário pode deixar o computador lerdo e irritar usuários avançados, mas é essencial para os menos entendidos.
  46. Pare a Hibernação Automática. O processo de hibernação automática acontece constantemente no plano de fundo, utilizando recursos. Se você não se incomoda em seleccionar o modo Hibernar manualmente, ou não usa um laptop que depende de bateria, desligue a função automática. Abra o Painel de Controle, seleccione Sistema e Manutenção e clique para mudar as opções de quando PC entra em modo de espera. Seleccione para ele não entrar em modo de espera, e clique OK.
  47. Desactive a Compactação Diferencial Remota. A menos que você mude seus arquivos de local dentro de uma rede, de modo frequente, essa função pode ser desactivada seguramente. Abra o Painel de Controle e vá em Programas. Escolha Activar ou desactivar recursos do Windows, desmarque a opção Compactação Diferencial Remota e clique OK.
  48. Cheque o Visualizador de Eventos. Alguns problemas no seu computador podem se manifestar deixando o desempenho lerdo ou em longas esperas. Utilize o Visualizador de Eventos para examinar e consertar esses problemas:
    • Acesse Logs do Sistema. Vá em Iniciar, clique com o botão direito em Computador e seleccione Gerenciar. Quando o Gerenciamento de computador abrir escolha Visualizador de Eventos – após um pequeno tempo de espera uma tela com um resumo aparecerá.
    • Veja os erros e avisos. Seleccione Logs do Windows e clique duas vezes em um log para ver os eventos gravados nele. Clique em Acções ? Filtrar Log Actual e marque Nível crítico, erro, aviso, para visualizar apenas essas opções. Clique OK.
    • Detalhes do evento. Clique com o botão direito em um evento e seleccione Propriedades do Evento. Uma caixa de diálogo aparecerá com detalhes do evento e uma descrição do seu histórico. Se informações adicionais estiverem disponíveis, clique para fazer um eventual conserto.
  49. Remova a Barra Lateral do Windows. Cada gadget da barra lateral do Windows consome recursos do sistema, então tente ter o mínimo deles possível, ou, se preferir, desactive totalmente a barra lateral. Para fazer isso vá em Iniciar, Painel de Controle, Aparência e Personalização, Propriedades da Barra Lateral do Windows. Desmarque a opção Iniciar Barra Lateral quando o Windows for iniciado. Clique OK.
  50. Verifique se as suas mudanças estão mantendo o computador estável. É uma boa ideia monitorar o seu sistema para ver que efeitos – positivos ou negativos - tiveram as modificações realizadas. O Monitor de Confiabilidade exibe um gráfico com informações de como cada acção afecta o desempenho do seu PC. Clique Iniciar, Informações e Ferramenta de Desempenho, Ferramentas Avançadas, Abrir Monitor de Desempenho e Confiança, Monitor de Confiabilidade.

DICAS PARA WINDOWS 7


Faça as alterações com cautela, por sua conta e risco.

1. Gerenciamento de janelas

Você provavelmente viu que o Windows 7 facilitou bastante o gerenciamento de janelas: agora é possível grudar a janela do lado esquerdo ou direito da tela simplesmente movendo-a para as bordas. Além disso, você pode mover a janela para o topo da tela para maximizá-la, e dar um duplo-clique na borda superior ou inferior da janela para maximizá-la verticalmente. Essas ações estão disponíveis em teclas de atalho também:

  • WinKey + Seta para esquerda e WinKey + Seta para direita = gruda
  • WinKey + Seta para cima e WinKey + Seta para baixo = maximiza e restaura/minimiza
  • WinKey + Shift + Seta para cima e WinKey + Shift + Seta para baixo = maximiza verticalmente

A função de grudar a janela em cada um dos lados é muito valiosa em monitores widescreen: faz com que o velho jeito do Windows de organizá-las manualmente pelos menus de contexto torne-se bastante “doloroso”.

2. Projetores de tela

Você está farto de ter que utilizar utilitários de terceiros para enviar a imagem do seu notebook em um projetor externo? Então é provável que você ficará muito feliz em saber que a projeção de imagem é algo rápido e muito simples no Windows 7. Basta pressionar as teclas WinKey + P, e você verá a seguinte janela pop-up:

Configuração: Exibir área de trabalho somente na tela do computador

Configuração: Exibir área de trabalho somente na tela do computador

Use as setas (ou continue pressionando WinKey + P) para alternar entre os modos de exibição “clonado” (imagem exibida no monitor e projetor ou monitor externo), “estendido” (utiliza odisplay da máquina juntamente com o externo) ou “apenas externo“. Você também pode acessar a aplicação pelo displayswitch.exe (busque no menu Iniciar).

Se você quer um controle maior sobre as configurações de apresentação, você ainda pode pressionar WinKey + X para abrir o Windows Mobility Center, que lhe permite configurar uma apresentação “modular”, onde seu programa IM não vai perturbar, screensavers são desativadas e um plano de fundo neutro é definido (Nota: essa ferramenta também está presente no Windows Vista).

3. Acabe com a desordem

Trabalhando com um documento em uma janela e quer se livrar de todas as outras ao fundo? Basta apertar WinKey + Home para minimizar todas as janelas não ativas ao fundo, preservando apenas a janela que você está usando atualmente na mesma posição. Para voltar como estava, pressione a combinação de teclas novamente para restaurar as janelas que estavam ao fundo para seus locais originais.

4. Gerenciamento de janelas em múltiplos monitores

A primeira dica, sobre o gerenciamento de janelas, mostrou como “grudar” janelas no monitor. Uma derivação desses atalhos pode ser usada quando se tem mais de um monitor. Use WinKey + Shift + Seta para esquerda e WinKey + Shift + Seta para direita para mover a janela de um monitor para outro – e mantê-las na mesma localização relativa (esquerda ou direita) do monitor de origem.

5. Atalhos de teclado ao invés de power toys

Uma das ferramentas mais populares do Windows XP era a “Open Command Prompt Here”, que permitia o usuário usar a shell gráfica para navegar no sistema de arquivos e, em seguida, usar o menu de contexto para abrir o prompt de comando no diretório atual. No Windows 7 (e no Windows Vista – embora muitos não saibam), você pode simplesmente segurar a tecla Shiftenquanto clica com o botão direito do mouse (menu de contexto) para que a opção apareça. Se o diretório estiver na rede, ele irá automaticamente mapear uma letra de unidade para você.

6. Um Windows “globalizado”

Se você já tentou mudar o papel de parede, provavelmente notou que há um conjunto dewallpapers correspondendo a localidade que você selecionou quando instalou o Windows. De fato, existem vários pacotes de wallpapers instalados com base no idioma que você escolhe, mas há outros escondidos em um diretório. Caso queira conferir as paisagens, basta navegar atéC:WindowsGlobalizationMCT e ver as séries de imagens em diretórios separados, correspondendo a regiões diferentes. Apenas dê um duplo-clique sobre o arquivo de tema no diretório do mesmo para exibir as imagens definidas de rotação para aquele país.

7. O gravador de problemas do Windows

Todo desenvolvedor deseja algum recurso que torne mais fácil a explicação de problemas de um software, por exemplo. Muitas vezes, é difícil detectar algum problema no software desenvolvido sem que haja um passo-a-passo de como o problema ocorre. O Windows 7 está aí para resolver esse problema! As ferramentas de diagnóstico que o Windows 7 utiliza para o envio de comentários sobre o produto – o famoso Send Feedback – fornecem uma ferramenta simples para gravação de telas que gera um passo-a-passo do que o usuário fez. Depois de parar a gravação, o gravador de problemas salva tudo num arquivo HTML compactado em ZIP, com uma espécie de slideshow dos passos. É uma ferramenta realmente bem legal. O programa pode ser chamado pelo psr.exe ou no Control Panel (Painel de controle) em Record steps to reproduce a problem (Gravar um passo-a-passo para reproduzir um problema).

Gravador de problemas

Gravador de problemas

8. Instalação de fontes

Nos livramos do diálogo Adicionar Fontes, que tem servido fielmente o Windows nos últimos vinte anos. Claro, nesse tempo todo ele ficou cada vez mais esquecido – a maneira mais fácil de instalar fontes era simplesmente a arrastando-as para a pasta Fontes via Painel de Controle. Mas agora a instalação de uma fonte é realmente fácil – foi acrescentado um botão “Instalar” no visualizador de fontes:

Você pode instalar fontes no Windows 7 pela janela de visualização de fonte

Você pode instalar fontes no Windows 7 pela janela de visualização de fonte

Também há muitos outros novos recursos incorporados no Windows 7, que irão satisfazer alguns usuários, como a capacidade de ocultar fontes baseadas em configurações regionais, o novo motor de renderização de texto DirectWrite e uma nova janela de diálogo que permite a seleção de quatro “pesos” para uma fonte.

Nova janela de diálogo de fontes permite mais de 4 "pesos" para uma fonte

Nova janela de diálogo de fontes permite mais de 4 "pesos" para uma fonte

9. Gabriola

O Windows 7 inclui a fonte Gabriola, elaborada pela Tiro Typeworks que leva vantagem do padrão OpenType para prover uma variedade de conjuntos decorativos de fonte:

Alguns exemplos de variações da fonte Gabriola

Alguns exemplos de variações da fonte Gabriola

10. O que está deixando meu navegador lento?

Se você acha que o Internet Explorer está levando um tempo excessivo para carregar uma página, vale a pena dar uma olhada nos add-ons que você instalou. Uma das ferramentas mais úteis introduzidas no Internet Explorer 8 foi um recurso que mostra o tempo de inicialização de cada add-on. Basta clicar em Tools > Manage Add-ons (Ferramentas > Gerenciar complementos) e ver o tempo de carregamento na coluna do lado direito da lista. O Office 2007, por exemplo, pode instalar um add-on que você nunca usa, mas está lá para consumir recursos do sistema. E é fácil desativá-lo: basta clicar com o botão direito e ir em Disable (Desativar).

11. Organizando a barra de tarefas

Talvez você não saiba que os ícones na nova barra de tarefas não são fixos no local. Você pode reorganizá-los para atender às suas necessidades. Assim, é possível iniciar os cinco primeiros ícones (da esquerda para direita) pressionando as teclas WinKey + 1, WinKey + 2, WinKey + 3, etc.

O que é menos conhecido ainda é a possibilidade de arrastar os ícones da bandeja do sistema, podendo, assim, organizar na sua ordem, ou movê-los para dentro e para fora da janela popup, onde ficam os ícones ocultos. É a maneira mais fácil de personalizar o seu sistema para mostrar as coisas que você quiser, onde quiser.

12. Instalando de um dispositivo USB

No último ano vimos o aparecimento de vários netbooks no mercado, a maioria deles com Linux e Windows XP. Nenhum com Vista, provavelmente devido ao “peso” do sistema, porém com os possíveis upgrades nos netbooks, várias pessoas passaram a instalar o novo sistema da Microsoft em seus netbooks, mas existia um problema: era necessário um drive de DVD, o que a maioria dos netbooks não possui, tornando necessária sua instalação. Com o Windows 7, isso vai ficar mais fácil. Basta formatar um dispositivo de armazenamento USB para FAT32 e copiar o conteúdo do disco de instalação do Windows 7 em seu interior, utilizando o comando “xcopy e: f: /e /f” (onde e: é drive de DVD onde se encontra o DVD de instalação, e f: o dispositivo USB). Uma vantagem também, é que a instalação através de um dispositivo USB é muito mais rápida do que a tradicional.

Além disso tudo, também é importante salientar que o Windows 7 é muito melhor para netbooks que o Windows Vista, já que tem consumo de memória inferior, e lida muito melhor com discos de estado sólido, ou SSD (Solid State Disk), já que, por exemplo, a desfragmentação é desativada por tornar-se desnecessária, e a forma com que o Windows deleta os arquivos é diferente, se adaptando melhor ao formato dos discos sólidos.

13. Quero a Quick Launch de volta!

Você, antigo e fiel a barra de inicialização rápida, deve ter notado que ela não só é desativada por padrão no Windows 7, como está realmente ausente da lista de barras de ferramentas. Pode parecer óbvio, mas o conceito de ter um conjunto de ícones de atalho fixos agora está integrado diretamente a nova barra de tarefas. Baseando-se nas primeiras interfaces gráficas testadas, pensamos que a grande maioria dos usuários vai ser muito feliz com o novo modelo. Mas caso queira a velha inicialização rápida de volta, saiba que os antigos atalhos estão todos lá ainda. Para reativá-la, faça o seguinte:

  • Botão direito do mouse na barra de tarefas, escolha Toolbars (Barra de ferramentas) / New Toolbar (Nova barra);
  • No diálogo de pasta para seleção, digite o seguinte texto (sem aspas) e pressione a OK: “%userprofile%/AppDataRoaming/Microsoft/Internet Explorer/Quick Launch“;
  • Desative a opção de bloquear a barra de tarefas, e clique com o botão direito sobre o separador. Certifique-se que “Show text” (Mostrar texto) e “Show title” (Mostrar título) estão desativados e o modo de exibição definido como “Small icons” (ícones pequenos);
  • Utilize os separadores para reorganizar a barra de ferramentas ordenando a sua escolha, e depois bloqueie a mesma novamente.

14. Jump lists

Muito se falou das jump lists, recurso do Windows 7 que permite que aplicativos como o Windows Live Messenger ofereçam uma lista de tarefas úteis. Essas jump lists podem ser acessadas clicando-se com o botão direito na barra de tarefas. Mas existe outra maneira de acessar esse recurso: clique com o botão esquerdo e arraste para cima. Isso foi especialmente feito para dispositivos touchscreen, como o computador tudo-em-um HP Touchsmart.

15. Suporte ao OpenDocument e OOXML

Todos os reviews do Windows 7 destacaram a interface remodelada do WordPad e do Paint, que agora utilizam a interface Office-like Ribbon para destacar suas funcionalidades. Poucos, no entanto, notaram um novo recurso bem interessante: o WordPad agora pode ler e gravar arquivos tanto em Office Open XML, compatível com o Word 2007, como o OpenDocument, apoiado pela Sun e pela IBM.

WordPad do Windows 7 permite salvamento em OOXML e OpenDocument

WordPad do Windows 7 permite salvamento em OOXML e OpenDocument

16. Barra de tarefas no estilo Windows Vista

Várias pessoas não foram exatamente fãs da superbar do Windows 7 quando ela foi introduzida nas primeiras builds. Como ela foi alterada levemente até o Windows 7 chegar ao beta público, muitos se “converteram” e agora preferem o novo visual, principalmente quem abre muitas janelas simultaneamente. No entanto, há mesmo quem prefira a barra de tarefas no estilo do Windows Vista, e a boa notícia é que é possível customizar facilmente a barra de modo que fique parecida com a versão antiga:

A barra de tarefas do Windows 7 pode ser configurada para que pareça com a do Windows Vista

A barra de tarefas do Windows 7 pode ser configurada para que pareça com a do Windows Vista

Para utilizar este visual, clique com o botão direito na barra de tarefas, e vá em Properties (Propriedades). Na janela que se abre, selecione a opção Use small icons (Usar ícones pequenos) e, em Taskbar buttons (Botões da barra de tarefas), selecione Combine when taskbar is full (Combinar quando a barra de tarefas estiver cheia).

17. Aero Peek

Ao ver a barra de tarefas, é possível notar algumas coisas, como o pequeno retângulo no canto inferior direito: esse é o recurso que chamamos de Aero Peek, que permite que você veja gadgets ou ícones em seu desktop (algo como o Mostrar área de trabalho). Existe um atalho de teclado que faz a mesma coisa: WinKey + Barra de espaço.

18. Rodar programas com mais direitos

Quer executar rapidamente um programa na barra de tarefas com permissões de administrador? É fácil – clique no ícone do programa enquanto pressiona Ctrl+Shift, e você imediatamente irá abrí-lo com direitos totais (assumindo que seu usuário tenha as permissões para fazer isso, é claro!).

19. Um pouco mais do mesmo, por favor

Se você já tem um aplicativo aberto na sua área de trabalho (prompt de comando, por exemplo), e pretende abrir uma segunda instância da mesma aplicação, você não precisará voltar para o menu Iniciar. Basta manter pressionada a tecla Shift enquanto clica no ícone do programa e você abrirá uma nova instância do aplicativo ao invés de mudar para ela. Para quem prefere o mouse, basta pressionar simultaneamente, no ícone, o botão do meio (scroll) com o terceiro botão do mouse (botão direito).

20. Um jeito diferente de alternar entre janelas

Outro recurso que muitos usuários avançados irão gostar é a habilidade de fazer uma espécie de “Alt+Tab” entre janelas que pertencem a um mesmo aplicativo. Por exemplo, se você tem dez janelas de conversação do Windows Live Messenger abertas, pode alternar entre essas janelas do Windows Live Messenger: basta manter pressionada a tecla Ctrl enquanto clica no ícone do Windows Live Messenger agrupado. É mais fácil fazer isso do que pressionar Alt+Tab e tentar adivinhar qual é a pequena miniatura que corresponde a janela de conversação do seu contato.

21. Andando pela barra de tarefas

Outro atalho “secreto” do Windows: pressione WinKey+T para mover o foco para a barra de tarefas. Quando o foco estiver nela, basta usar as setas do teclado para selecionar uma janela em particular ou um grupo de janelas e pressionar Enter para executar ou ativar. Você pode sair do modo pela tecla Esc. Eu não sei exatamente o motivo disso acontecer, mas presumo que o atalho foi introduzido por questões de acessibilidade. No entanto, ele é igualmente útil para usuários avançados – outro motivo para que os desenvolvedores tenham cuidados para garantir que seu código é acessível.

22. Uma dica widescreen

Superbar verticalPraticamente todos os monitores vendidos atualmente junto com desktops e notebooks são widescreen. Quando você tenta assistir DVDs nesse formato ou visualiza trabalhos em widescreen, muitas vezes pensará que está um pouco “prensado” verticalmente.

Como resultado, a primeira coisa que alguns fazem ao configurar um novo computador, é colocar a barra de tarefas para o lado esquerdo da tela. Até posso imaginar o motivo de não terem colocado isso por padrão – imagine só as queixas das empresas que precisarão reensinar seus funcionários – mas não há nenhuma razão para você sofrer com configurações predefinidas da época de quando a resolução média de tela era 800×600.

No passado, o Windows não fez um trabalho tão legal para pessoas que gostam da barra de tarefas dos lados. Claro, você podia mover a barra de tarefas para um dos lados, mas era algo meio estranho – os degradês ficavam errados, o menu Iniciar ficava “idiota”, e você se sentia como um cidadão de segunda classe. A barra de tarefas do Windows 7 parece até que foi projetada para ser usada verticalmente – os ícones funcionam bem, truques de atalhos mencionados anteriormente, como o WinKey+T também, que automaticamente muda de seta para esquerda e seta para direita para seta para cima e seta para baixo. O melhor disso tudo é que você terá um melhor espaço para aproveitar na sua tela.

Experimente! Em especial, se você tiver um netbook com resolução de tela de 1024×600, imediatamente apreciará o espaço extra para navegar na internet. No primeiro dia você ficará perdido, mas depois provavelmente irá se “converter” para um entusiasta dessa “técnica”.

23. Fixe suas pastas favoritas

Se você está sempre trabalhando nas mesmas quatro ou cinco pastas, você pode fixá-las facilmente na jump list do Windows Explorer na barra de tarefas. Clique e arraste a pasta para o ícone do Windows Explorer na superbar e ela será automaticamente fixada na jump list do Explorer.

24. Faça com que o Windows Explorer abra o “Meu computador”

Se você gasta mais tempo mexendo em arquivos fora das pastas de documentos do Windows do que dentro delas, talvez você queira mudar o diretório inicial do Windows Explorer para o Computador.

"Meu computador" no Windows Explorer

"Meu computador" no Windows Explorer

Para fazer isso, abra o menu iniciar e procure pela entrada do Windows Explorer (está na pasta de Acessórios). Edite as propriedades e mude o caminho (Target) para:%SystemRoot%explorer.exe /root,::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}

Se você quiser que as alterações entrem em efeito no ícone da barra de tarefas, você precisa desfixar e depois refixar (unpin e repin) o ícone. É importante lembrar que o atalho WinKey+Econtinuará abrindo o Windows Explorer na pasta de documentos; ainda não há um jeito de alterar isso.

25. Tunando o ClearType e o calibramento de cores na tela

Se você quiser ajustar o seu monitor na exibição de imagem ou texto, nós temos ferramentas integradas para tal. É incrível como essas ferramentas fazem a diferença: muitas vezes, escurecendo um pouco mais a fonte e ajustando a gama corretamente, o monitor parece muito melhor do que antes. Você pode fazer isso na sua televisão de alta definição de 42 polegadas que acabou de comprar. Mas, por que não fazer no computador que você usa todos os dias?

ClearType

Calibramento de cores

Acesse essas ferramentas por buscando no Iniciar por cttune.exe e dccw.exe, respectivamente, ou diretamente do Painel de Controle.

26. Gravação de imagens ISO

Você pode dar um duplo-clique sobre uma imagem ISO de CD ou DVD e verá um útil applet aparecer na sua tela. Ele permitirá que você queime a imagem numa mídia vazia. Chega de utilitários shareware e outros softwares de confiança duvidosa!

Utilitário built-in do Windows 7 para gravação de imagens ISO

27. Windows Movie Maker

O Windows 7 não inclui um software para edição de vídeos – ele foi movido para o pacote Windows Live Essentials, que contém o Mail, o Photo Gallery e o Messenger. Infelizmente, o Windows Live Movie Maker, por estar em estágio beta, ainda está com poucas funções (o pessoal da Microsoft está trabalhando nisso). A melhor solução da Microsoft que existe atualmente é o Windows Movie Maker 2.6, que é, basicamente, o mesmo utilizado no Windows XP. Faltam transições e efeitos do Windows Vista, além de não suportar edição de vídeo em alta definição. Mas é bastante funcional para vídeos domésticos.

Windows Movie Maker 2.6 é compatível com o Windows 7

Windows Movie Maker 2.6 é compatível com o Windows 7

Faça o download do Windows Movie Maker 2.6 por aqui.

28. Oculte o ícone do Windows Live Messenger

Provavelmente sua primeira ação ao terminar de instalar o Windows 7 foi instalar o pacote de aplicativos Windows Live Essentials. Se não foi, você não está aproveitando totalmente a experiência de usuário do Windows. Se você é um usuário avançado do Windows Live Messenger, provavelmente amou a jump list que permite a alteração de status e o envio de mensagem a alguém, tudo isso facilmente:

Windows Live Messenger aparece por padrão na barra de tarefas

Windows Live Messenger aparece por padrão na barra de tarefas

Por outro lado, você pode preferir manter o Windows Live Messenger na bandeja do sistema, como em outras versões anteriores. Para fazer isso, feche o Windows Live Messenger e edite as propriedades do atalho, configurando o aplicativo para ser executado em modo de compatibilidade com o Windows Vista. Bingo!

29.Quando tudo isso falhar…

Sempre existem aquelas situações não muito boas – o sistema não iniciou corretamente, então você quer algo onde possa rapidamente ter acesso ao prompt de comando para solucionar o problema de forma correta. O Windows 7 agora inclui uma ferramenta que lhe permite criar um disco para reparação do sistema, que é um CD bootável que inclui o prompt de comando e uma suíte de ferramentas do sistema. Apenas digite “system repair disc” na barra de busca do menu Iniciar e você irá até o utilitário.